terça-feira, 11 de novembro de 2014

Melissa? Quem?


Por trás da pedra

Pra quem acompanha o nosso blog (poucas pessoas), alguns devem se perguntar "Quem é Melissa?". Vou te explicar. Melissa foi uma NPC da minha campanha que teve mais participação na ficção do que in-game. Narrarei como foi que tudo começou...

Todos desejavam vidas fantásticas. Aventuras, perigos, tesouros, tudo.
Os jovens aventureiros apenas estavam à procura de grandes aventuras. Logo, encontraram uma guilda de exploradores. Viveram inúmeras aventuras com essa guilda. Melissa, general da guilda, criou um grande laço de amizade com todo o grupo. Foi quando, um dia, todos partiram para algo que mudaria suas vidas.
Entraram na caverna escura e fria. O queimar das tochas causavam um eco profundo nas paredes. Alguns ratos e morcegos passeavam por entre os exploradores, mas nada para se preocupar. Mas, de repente, esqueletos com arcos e espadas surgem das sombras e miram no coração de seus inimigos. Nada demais... Aqueles não eram simples exploradores, eles eram grandes guerreiros, guerreiros nobres, não foi grande coisa, por enquanto...
Um rastejar sinistro passa no meio dos escombros, causando aquele calafrio nos exploradores. Uma risada maligna vinda de um ser feminino. O som de serpentes loucas para o ataque e... "CORRAM!", foi a última palavra de Melissa quando deram de cara com a temível Medusa.



E foi aí que demos início na campanha. Agora, por que "haters"? Simples: os aventureiros se meteram em aventuras cheias de perigo, sangue, traição, exército de orcs, muitas coisas... E tudo isso aconteceu para salvar a maldita - Melissssssssssa... Mas que belo nome, não? Será uma honra ter você na coleção de estátuas do ano!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

THE POWER METAL! Épico ou Lendário?





"Jogo RPG e curto uns metal espadinha"

-Disse o típico jogador/mestre de RPG que curte uns "metal espadinha". Sinceramente, pra quem é fã de fantasia medieval e heavy metal, impossível não gostar das lendárias bandas de power metal como Rhapsody Of Fire, Blind Guardian, Hammerfall, Helloween, etc. Eu sempre fui um grande amante da música, especialmente com o metal e o rock, e há mais de um ano eu já comecei a me interessar no RPG de mesa e, muito antes disso, eu já tinha minha paixão por QUALQUER COISA medieval. Agora você mistura duas coisas que você ama, o que isso vai te causar?

Rhapsody Of Fire - Emerald Sword
I crossed the valleys the dust of midlands
To search for the third key to open the gates
Now I'm near the altar the secret inside
As legend told my beloved sun light the dragon's eyes
On the way to the glory I'll honor my sword
To serve right ideals and justice for all

Finally happened the sun hit their eyes
The spell was creating strange games of light
Thanks to hidden mirror I found my lost way
Over the stones I reach a place it was a secret cave
In a long bloody battle that prophecies told
The light will prevail hence wisdom is gold

For the king for the land for the mountains
For the green valleys where dragons fly
For the glory the power to win the black lord
I will search for the emerald sword

Only a warrior with a clear heart
Could have the honour to be kissed by the sun
Yes I am that warrior I followed my way
Led by the force of cosmic souls I can reach the sword
On the way to the glory I'll honor my sword
To serve right ideals and justice for all

For the king for the land for the mountains
For the green valleys where dragons fly
For the glory the power to win the black lord
I will search for the emerald sword


Sem dúvida alguma, dá pra criar uma campanha enorme se baseando nos versos épicos dessa música. Ideias como: Terras estão sendo controladas por um temível dragão vermelho, "Quem é que pode derrotá-lo?" apenas o grande aventureiro que encontrar a espada de esmeralda será capaz de descobrir todos os seus segredos e. então, derrotar o tirano; ou quem sabe uma tribo foi saqueada por malditos goblins, que roubaram a espada de esmeralda do líder da tribo, que tinha sido uma grande herança e já usada por vários reis, e agora o aventureiro foi contratado para resgatar a espada... "Em busca da Espada de Esmeralda", olha que nome incrível!

Pois é, a música, principalmente o power metal, também pode ajudar muito mestres e jogadores. Pensem nisso...

Blogs de RPG e suas Vantagens

Alguns bons blogs de RPG


Neste post, irei falar sobre outros blogs que recomendo, para ajudar ainda mais vocês em suas aventuras.

Vamos começar então, o primeiro blog é o:

RPG Noticias


" Começou apenas para traduzir alguns posts de fora, cresceu e agora tenta trazer o melhor conteúdo de RPG de Mesa para vocês. Tentaremos ensinar, dar dicas e aumentar a diversão de todas aventuras. Muito XP a todos "

Além de várias dicas de RPG de mesa , há também várias entrevistas , como essa :






Neste blog também, eles fornecem imagens de monstros, raças, classes e outras coisas , confere ai:

















Basicamente , é isso , o link vai estar logo abaixo , não deixem de dar uma passada lá.
http://www.rpgnoticias.com.br


O outro blog que iremos falar é o :

RPGista


Um blog muito interessante também, porém além de notícias, há vídeos que o próprio "RPGista" faz , falando sobre monstros e outras coisas relacionadas ao nosso querido jogo.








Não se esqueça de conferir também este blog , o link esta logo abaixo:

http://rpgista.com.br/

Os blogs de RPG estão nos salvando cada vez mais, hoje. Muitos dão dicas para mestres e jogadores , como fazer uma boa aventura ou como se comportar numa aventura e por causa disso os RPGs estão melhorando ainda mais e seus jogadores também.

Bom, por hoje é só, fique ligado para saber sobre mais informações do mundo do RPG de mesa. Que a sorte esteja com vocês...

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Old Dragon Day is coming...


Old Dragon Day 2014


Sim, guerreiros! Old Dragon Day está chegando! O dia mais empolgante para os RPGistas do Brasil já está chegando:





"Bravos jogadores! Aqui estamos para anunciar o Old Dragon Day 2014, o evento nacional anual para jogar Old Dragon, trazer novos jogadores e comemorar o aniversário do nosso querido jogo. Espalhem a hashtag #odday2014 para todo mundo saber do encontro!


Este ano o Old Dragon completa 4 anos (6 de projeto). Ele começou como um jogo de nicho, mas tem atraído cada vez mais gente, a comunidade cada vez mais forte.


Este ano, para esquivar do ENEM, optamos pelos dias 15 e 16 de Novembro, sábado e domingo. Como todo ano, você é livre para escolher se vai participar (ou organizar um evento) em um dos dois dias ou em ambos. Todo evento cadastrado será considerado oficial.


Como é tradição, disponibilizaremos uma aventura oficial especial para o #odday2014 e um leque de personagens prontos, mas você pode jogar qualquer coisa. O importante é ser Old Dragon. :)


Agora, atenção para as datas: enviaremos a aventura para os mestres cadastrados na primeira semana de novembro, bem como os personagens prontos.


Como não poderia deixar de ser, temos a promoção da foto do grupo. Mande a foto do seu grupo cadastrado na ocasião do #odday2014 para fabiano@redboxeditora.com.br até o dia 22 de novembro.





A foto mais sensacional e criativa escolhida por nós da Redbox ganha nada menos que 03 (três) Redpacks, cada um contendo um Old Dragon Módulo Básico, um Bestiário e dois encartes especiais com duas novas raças para Old Dragon.


Para participar, você cadastra seu evento ou mesa no formulário abaixo, em seguida baixa o material de divulgação que precisar. Temos cartazes em tamanho A3 (420 x 297mm) e cartazes web, ambos com espaço para você incluir a hora e o local do seu evento, e eventuais marcas de realização e apoio junto com a nossa.


Além disso, temos capa de Facebook, Google+ e Twitter para você dar uma personalizada e vestir a camisa do #odday2014! Por fim, faça um Twibbon na sua foto de perfil e vamos nessa!


(o material promocional está para download no fim do post)


Ah, não esqueçam de espalhar a hashtag #odday2014, e bons jogos! :D"


Sinceramente, todos nós (um mestre e um jogador) estamos simplesmente ansiosos para o grandioso final de semana com a grande aventura proporcionada pela equipe da Redbox Editora. O primeiro sistema que jogamos foi o querido Old Dragon, que, na nossa opinião, é o melhor RPG nacional. Recomendamos para todos que querem começar no mundo do RPG logo com um jogo Old School. Tem um ótimo preço, é fácil de entender as regras, tem inúmeros suplementos oficiais e não oficiais que você pode baixar gratuitamente, muitas coisas... Sem dúvida, o melhor RPG nacional!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mathēmatikás








Mathēmatikás

Durante a idade média até nos mosteiros, os monges copistas dedicavam-se à tradução de alguns autores da Antiguidade Clássica. Também alguns leigos também se dedicavam aos estudos destes antigos autores, o que foi o caso de Boécio (480 - 524), cuja aritmética foi fonte durante cerca de um milhar de anos, para os ensinos que se praticava nas escolas ligadas à Igreja.




Nos séculos VII e IX, uma nova vaga de invasões assolou a Europa Ocidental, que provocou profundas alterações na sociedade. As populações fogem das cidades e refugiam-se nos campos, dando-se início a uma sociedade do tipo feudal. Os muçulmanos invadem a Península Ibérica em 711 e os vikings iniciam, em 787, a invasão da Bretanha. No início do século IX, Carlos Magno, rei dos Francos (que se tinham estabelecido no território que deu origem à atual França desde o século V), foi reconhecido pelo papa como unificador do novo Império Romano do Ocidente. Em 782, Carlos Magno convidou Alcuino de York para reformular o ensino na sua corte. A Alcuino é atribuída uma das mais antigas recolhas de problemas matemáticos.


As primeiras universidades aparecem pouco tempo depois agregadas às escolas de mosteiros Dominicanos e Franciscanos. A primeira universidade européia apareceu no século IX em Palermo, na Itália. No final da Idade Média, no século XIII, aparecem novas universidades, como a de Bolonha e Pádua, na Itália, a de Oxford e Cambridge, na Inglaterra.


No século X, houve um renascimento pelo interesse pela matemática om o trabalho de Gerbert d'Aurillac (945 - 1003) que se tornou papa Silvestre II. Gerbert estudou na Espanha, então ocupada pelos muçulmanos, tendo provavelmente aí aprendido a sua matemática. Mais tarde este reorganizou a escola de Reims e reintroduziu o estudo da Matemática. A matemática grega que era desconhecida em, praticamente toda a Europa até cera do início do século XII; começou a ser traduzida, nessa época, para latim essencialmente a partir de fontes árabes. Maior parte deste trabalho de tradução foi realizado em Toledo, na Espanha. Nessa altura Toledo tinha sido reconquistada pelos cristãos aos muçulmanos e nela florescia uma comunidade judaica, cujos membros conheciam bem o latim e árabe.


No final do século XII, maior parte dos trabalhos gregos e alguns árabes já tinham sido traduzidos para latim. Estes trabalhos, foram assimilados por toda a Europa e uma nova matemática começou a ser criada pelos matemáticos cristãos e judeus europeus, como refere Vitor Katz.


Conclui-se que a matemática no período medieval foi de certa restauração do que já se havia estudado e começou a ser de fato aplicado. E que a partir de traduções e traduções, ela foi se alastrando, tendo como um dos maiores avanços a criação das universidades que ate hoje é a base de padrão das nossas universidades.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ao Castelo o Cavaleiro



“Ao castelo o cavaleiro”







Ao castelo o cavaleiro
vinha vindo sua via,
sem saber que procurava,
nem saber que encontraria.
As armas eram de ouro,
a lança na mão trazia.
Fechadas eram as portas,
mas com a lança já batia.
As salas eram escuras,
e ninguém nelas vivia.
Só na torre uma princesa
esperava e gemia.
Prisioneira ali ficara
à espera de quem viria,
sem dama que a cuidasse,
ou donzelas e honraria.



Com a lança o cavaleiro
contra as portas investia.
Sentindo as portas forçadas
a princesa gritaria,
se não fora a liberdade
que a lança lhe prometia.
Já se rompem essas portas
com que o pai a defendia
dos homens e suas lanças
que mais que tudo ele temia.
Mas este de lança erguida
já está na sala sombria.
E pela escada da torre
logo logo ali subia,
ao encontro da princesa
de que ele não conhecia.
Ao cimo, ouvindo seus passos,
já a princesa tremia,
e sua lança rebrilhante,
antes de o ver, ela via.
E cega de seu esplendor
aos braços dele corria,
sem contar que a lança em riste
já nela se cravaria.
Mortalmente trespassada
nos braços dele caía,
e morrendo e suspirando
estas palavras dizia:
De longe vinhas, senhor,
de tão grande valentia
para matar-me de morte
que o teu amor não sabia.
Donzela tão bem guardada,
para ti me guardaria,
que nestas salas escuras
só por amor eu vivia.
Descai-lhe morta a cabeça,
mais palavras não diria.
E ao lado da suja lança
o seu sangue refulgia.
Olhando-a morta e donzela
nas lajes em que a estendia,
o cavaleiro jurou
que nunca mais forçaria
as portas desses castelos
com a lança que quebraria.
E os pedaços da lança
que mais que tudo ele queria
enterrou com a princesa
na cova que já lhe abria.
E triste o triste partiu
para seguir sua via
até ao negro mosteiro
em que para sempre estaria.
Mas da cova nascem rosas
que ninguém colher podia
sem que a mão lhe mirrasse
no ramo que se partia:
rosas de sangue e de leite
que só a terra bebia.






Fonte: http://www.lerjorgedesena.letras.ufrj.br/antologias/poesia/as-cantigas-de-d-urraca-e-outros-poemas-medievais/


Pode parecer ser simples, mas poesias são realmente úteis no RPG. Tanto para a ficção, como as grandes lendas dos bardos, como na hora de criar uma aventura/background. Analisando esta poesia, já encontramos vários clichês, como por exemplo a linda princesa presa na torre esperando ser salva por um cavaleiro. Mas nem sempre termina como desejamos, como na poesia acima, pode ser comparada com partidas de RPG, em que o mestre (e os jogadores) sempre improvisa nas horas dramáticas em vez de finalizar com a morte da princesa, ou do rei...


Uma dica para os mestres com dificuldade no tempo de cada partida é fazer com que tudo seja como um teatro. Divida a sua aventura entre Atos e Cenas. Caso o tempo esteja acabando, termine a aventura apenas no fim do Ato mais próximo. As Cenas, meu mestre, você já deve saber como que faz. E nessa parte de teatro, as poesias também podem ajudar... Afinal, obras de arte sempre resolvem os problemas de um RPGista!

Até logo, aventureiros, e que o Acerto Crítico esteja com vocês.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A arte na mente do Mestre


A arte na mente do Mestre

Quem é ou já foi mestre de uma mesa de RPG sabe como é olhar para qualquer coisa e criar uma aventura inteira em 10 segundos. Sim, isso acontece bastante comigo e é geralmente a minha salvação. O que eu farei agora é o seguinte: irei escolher alguma obra de arte qualquer e tentar imaginar o melhor cenário possível. Todos estão livres para participar.


O Grito:

Em terras consumidas pelo calor do grande Sol, um grande mal ressurge das águas negras atacadas pela alta temperatura. Não se sabe ao certo se é um fenômeno natural ou magia negra. Mas uma doença muito suspeita está crescendo e se alimenta dos seres vivos cada vez mais... Seus olhos saltam da órbita, sangue escorre pelas narinas, seu cabelo cresce anos em segundos e cai pra sempre, sua pele envelhece, a visão fica turva, você não sabe mais onde está... "Será mesmo uma simples doença? Uma peste, talvez? O que pode estar acontecendo? A-aquilo são.. d-dragões? Não consigo acreditar... O necromante está de volta! Então era verdade... As profecias diziam:

No dia mais quente do ano, com a água corrente mais negra dessas terras, o mal ressurgirá.
Quem será o nosso herói? Apenas com o poder das Pétalas Azuis do Norte podemos derrotar este feiticeiro... Oh, deuses... ajudem-nos... a-ajud..."


A Noite Estrelada:

O Sol esconde as caras e a Lua toma conta do céu. O reino que, em vez de ter seus aposentos reais num castelo, estão todos localizados na Grande Torre. Ninguém sabe como nem do que é feita, mas aquela torre não foi feita com pedra. Uns dizem que estava lá há mais de 1000 anos, outros acreditam que é tudo história para assustar os moradores e que essa torre é de pedra, sim. Mas ninguém vivo desse reino conhece a verdadeira história da Grande Torre.






"Já era tarde quando eu chamara os meus amigos para saírem da masmorra, mas nenhum deles respondia. Entra ou vai embora, eu pensava. Aquela lenda de que a masmorra debaixo da Grande Torre levava ao Coração da Besta Colossal já estava me deixando amedrontado... Bom, eu tinha que entrar, não podia deixá-los lá dentro. E se um deles caiu e quebrou a perna, e o outro se perdeu nos túneis? Então criei coragem, acendi minha única tocha e parti na escuridão. Oh, aquela brisa me dava calafrios... Andei por quase uma hora, eu acho, e nada de amigos nem um sinal deles. Até que umas marcas começaram a surgir... Runas antigas nas paredes, ossos quebrados jogados no chão, teias de aranhas gigantes, marcas de fogo. Tudo isso me fazia querer voltar pra casa e tomar um café bem quente. Bem quente? Não me lembro de estar tão quente assim. Nossa, estou suando demais, credo... De onde está vindo todo esse vap... GHRRRRRRRRRRRRRRR! É isso mesmo... eu não estava só dentro do Coração da Besta adormecida como também havia vários filhotes dentro dele. E eu não disse que eles eram pequenos..."


Acho que deu pra se divertir bastante, não? Fica aí a dica que eu, mestre, deixo para vocês, mestres, usarem livremente em suas aventuras. E, sinceramente, esses dois contos que fiz me deram uma ajuda tão boa...